sábado, 26 de março de 2016

Itanhaém reduz em quase 100% os casos de dengue

CONSCIENTIZAÇÃO - Comparado ao ano passado, a Cidade teve este ano entre janeiro e março cinco casos, enquanto que no mesmo período de 2015 foram 3.251

Itanhaém reduz em quase 100% os casos de dengue



Por Secretaria de Comunicação Social
comunicacao@itanhaem.sp.gov.br
Dentre as ações estão: palestras de conscientização a alunos, população em geral e para comerciantes; mutirões cata-treco realizados em diversos bairros da Cidade e visitas casa a casa feitas por agentes de saúde e de endemias
Dentre as ações estão: palestras de conscientização a alunos, população em geral e para comerciantes; mutirões cata-treco realizados em diversos bairros da Cidade e visitas casa a casa feitas por agentes de saúde e de endemias


Itanhaém está realizando um intenso trabalho para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Palestras de conscientização a alunos, população em geral e para comerciantes estão entre as ações, assim como mutirões cata-treco realizados em diversos bairros da Cidade e visitas casa a casa feitas por agentes de saúde e de endemias. Desta forma, o Município conseguiu reduzir em 99,85% os casos da dengue comparando-se ao mesmo período do ano passado (janeiro a março).
Siga a Prefeitura de Itanhaém no Twitter e no Facebook
Em 2015 foram contabilizados 3.251 casos, se somado os três primeiros meses do ano. E no mesmo período de 2016, houve apenas cinco casos da doença registrados na Cidade. A redução dos casos deve-se ao fato de além das ações que estão sendo feitas pelo Governo Municipal a população estar consciente e fazendo a sua parte.
Marlene Luz Valente, moradora do bairro Anchieta, diz que a prevenção é a melhor saída. “Em casa cuido também para não ter criadouros. Muita gente no meu bairro teve dengue e não quero isso para minha família”.
Cristina Maria dos Santos, mãe de Letícia dos Santos, do 6º ano B da E. M. Bernardino de Souza Pereira, no Corumbá, participou da palestra sobre o Aedes na escola da filha. Ela disse que também faz a prevenção em casa. “Estou sempre de olho em vasos de plantas, ralos e quando lavo roupas, para não deixar água acumulada”.
Outro fato que colaborou bastante para a redução do número foi que a Prefeitura de também fez, em setembro do ano passado, uma importante integração dos agentes de endemias que foram integrados às Unidades de Saúde da Família (USF), com o intuito de fortalecer o trabalho de prevenção nos bairros.
As visitas casa a casa também tiveram grande expressividade em 2016: em menos de três meses mais de 21 mil residências foram visitadas pelos agentes de endemias e de saúde, enquanto que em todo o ano de 2015 foram 34.991 visitas. Este número refere-se a visitas casa a casa, entre rotinas, intensificações, bloqueios e nebulizações, além do atendimento às denúncias, feitas pela população por telefone do setor.


Palavra-chave: saude    dengue    aedes aegypti  

Prefeitura investe em pavimentação por todos os bairros

Publicada em: 15/03/2016 - 



URBANIZAÇÃO - Oásis, Guaraú, Loty, Luizamar, São Fernando, Nova Itanhaém, Nossa Senhora do Sion e Centro estão entre os bairros contemplados

Prefeitura investe em pavimentação por todos os bairros



Por Secretaria de Comunicação Social
comunicacao@itanhaem.sp.gov.br
Até o final deste ano, o Programa Minha Rua Melhor pavimentará 223 ruas em 40 loteamentos da Cidade
Até o final deste ano, o Programa Minha Rua Melhor pavimentará 223 ruas em 40 loteamentos da Cidade


Oásis, Guaraú, Loty, Luizamar, São Fernando, Nova Itanhaém, Nossa Senhora do Sion e Centro. As obras de pavimentação em Itanhaém estão avançando por toda a Cidade, transformando a realidade dos bairros, elevando a qualidade de vida da população, melhorando a locomoção, o acesso de veículos e valorizando os imóveis.
Siga a Prefeitura de Itanhaém no Twitter e no Facebook
A iniciativa faz parte do Programa Minha Rua Melhor, que pavimentará 223 ruas em mais de 40 loteamentos da Cidade num período de quatro anos. Para garantir os investimentos no Município, a Prefeitura garantiu convênios com os governos Estadual e Federal, emendas parlamentares, além de utilizar recursos próprios.
OÁSIS – As obras de infraestrutura do Oásis estão avançando para novas ruas e transformando a vida dos moradores do bairro mais populoso de Itanhaém. Agora, é a vez do principal corredor do bairro, a Rua Emídio de Souza. Após as obras complementares de rede de esgoto, a Prefeitura está executando o último trecho da via que ainda não tinha sido contemplada com urbanização (entre as ruas José Carlos Cordiano Alves e a Estanislau Genônimo).
Também está sendo finalizada a Rua Paschoal Carange. Desde que as obras de pavimentação do Oásis retornaram, no primeiro semestre de 2013, a Prefeitura já calçou 21 trechos de ruas e outros sete ainda serão contemplados.
SÃO FERNANDO – A Rua Bolivar e as avenidas Estados Unidos e Argentina já estão com as obras concluídas. As vias ganharam pavimentação, drenagem, colocação de guias, sarjetas, calçadas e diversos outros trabalhos de urbanização. Entre os mais beneficiados estão os pais, alunos e servidores da E. M. Professora Maria Conceição Luz, que atende atualmente quase 300 estudantes.
LUIZAMAR E REGIÃO – Na região do Luizamar, a Prefeitura concluiu as obras de guias, sarjetas e pavimentação em oito ruas. No momento estão sendo finalizadas as calçadas na Rua 13. E ainda em obras as ruas Doutor Rubem Marcus Rocha (Rua 15/ Avenida Albert Sabin), no Balneário Califórnia, e Zenaide Meira Mayr (Avenida Albert Sabin/ Avenida Governador Mario Covas Junior), no Jardim São João.
NOVA ITANHAÉM – Região que recebeu grandes investimentos da Prefeitura, o bairro Nova Itanhaém terão oito trechos de ruas urbanizados, sendo cinco deles já concluídos. No momento, os trabalhos se concentram na Rua Arthur Slav Junior, entre a Avenida Bauru e as proximidades da Avenida Santo André.
NOVA CABUÇU – Uma das mais importantes vias comerciais da Cidade, a Avenida Cabuçu, no Nossa Senhora do Sion, está passando uma grande transformação. A Prefeitura está substituindo todo o antigo sistema de drenagem, além de novo asfalto. No trecho entre a Estrada Coronel Joaquim Branco e a Rua Padre Leonardo Bretano as obras já foram concluídas. Entre as ruas Padre Leonardo Bretano e Padre Roberto Saboya, já foram feitas calçadas, drenagem e guias. E estão iniciando a execução de nova drenagem a partir da Rua Padre Roberto Saboya.
GAIVOTA – A Avenida Walter Apelian está sendo pavimentada pela Prefeitura no trecho entre as ruas Ceará e Santa Catarina. As obras beneficiarão os futuros alunos, servidores e pais da maior escola da Cidade, que está sendo erguida na esquina com a Rua Mato Grosso e, após a inauguração, abrirá mais 1.000 vagas para estudantes do 1º ao 9º ano do ensino fundamental da região. Finalizada recentemente, a Rua João Ferreira também foi urbanizada entre a Rua Manoel Clodomiro Gato até as proximidades da Rua 1.
LOTY – Os moradores da Rua Thelma também estão sendo beneficiado com asfalto no trecho entre as ruas Marly e Maria Tereza. Além disso, também está em execução a instalação da rede de drenagem no trecho entre as ruas Marly e Deyse. Entre os contemplados pelas obras, estão servidores, pais e alunos da E. M. Profª Divani Maria Cardoso e da Creche Jeanette Sciasci Casarin, localizadas na via.
NOVA MARECHAL – Importante região comercial e ligação para bairros tradicionais de Itanhaém, a Avenida Marechal Rondon, no Guaraú, começa a ser remodelada em toda a sua extensão. As obras na Nova Marechal iniciaram neste mês e as antigas lajotas serão substituídas por calçamento de cor vermelha, além de novas calçadas e obras de drenagem, ganhando aspecto semelhante ao da Nova Orla do Centro. O trecho revitalizado será entre a Rua Antonio Olívio de Araújo, no Centro, até as proximidades do chamado “Portinho”, no Guaraú.
LARANJEIRAS – O acesso à Avenida Jaime de Castro, a entrada principal da Cidade, está ganhando um novo aspecto. Um dos principais acessos a região central de Itanhaém segue com obras de revitalização com o objetivo de reorganizará o trânsito daquele trecho da marginal da Rodovia Padre Manoel da Nóbrega. Os trabalhos se concentram no trecho entre a descida da pista até o viaduto da entrada principal.
CENTRO – Em janeiro deste ano, a Prefeitura iniciou a remodelação de trechos das ruas Zeferino Soares, Capitão Mendes e Júlio dos Santos. As antigas lajotas sextavadas estão sendo substituídas por lajotas de concreto na cor vermelha, além de novas calçadas, ganhando aspecto semelhante ao da Nova Orla do Centro e da Nova Marechal.
MAIS OBRAS – Os investimentos nos bairros da Cidade não vão parar. As antigas lajotas retiradas da Nova Orla do Centro, Nova Marechal e entorno da Praça Benedicto Calixto serão reutilizadas nas vias ainda não pavimentadas do Município, em diversas regiões da Cidade.