Painel de azulejo pintado à mão reúne índios, jesuíta e colonizadores no mesmo cenário. A obra do século passado será a próxima a ser restaurada e posteriormente instalada em outro local assim que os trabalhos estiverem concluídos. Esta é mais uma etapa do processo de recuperação dos monumentos elaborado pelo Departamento de Cultura, que visa preservar a história enraizada na Cidade.
A obra – assinada por Francisco Parlagreco e datada em 1955 – faz alusão ao período colonial do Brasil, e atualmente está na Garagem Municipal, local onde funcionava a antiga Colônia de Férias da Associação Paulista de Belas Artes, nome que deu origem ao atual bairro Belas Artes.
Nascido em 3 de setembro de 1916, região da Sicília-Itália, Francisco Parlagreco estudou na Escola de Artes e Ofícios do Rio Grande do Sul e aos 28 anos ingressou na Associação Paulista de Belas Artes (APBA). Atuou como desenhista comercial, ilustrador de livros e pintor. Faleceu em São Paulo no ano de 1974.
As ruas da região do Belas Artes receberam nomes de artistas de relevante importância para o país, entre eles: Pedro Américo (1857 – 1941), Rodolfo Amoedo (1850 – 1899), Almeida Junior (1832 – 1899), Victor Meirelles (1832 – 1903), Antonio Parreras (1860 – 1937) e Eliseu Visconti (1866 – 1944), entre outros.
Desde o início, em 2014, o processo de restauração é de responsabilidade do artista plástico Ronaldo Lopes, que já recuperou as estátuas ‘Paulo Pica-pau’, ‘Mulheres de Areia’, ‘Zeca Poitena’, ’Cruzeiro’, ‘Busto de Martin Afonso de Souza’, além da limpeza da placa histórica do Museu Conceição de Itanhaém.
CAMPANHA – A Prefeitura de Itanhaém participa de campanha antivandalismo intitulada ‘Só quem não conhece nossa história é capaz de destruí-la’, com a finalidade de despertar a importância de preservar os monumentos que retratam memórias da segunda cidade mais antiga do país. O ato de vandalismo contra o patrimônio público é crime. Denúncias podem ser feitas pelo telefone da Guarda Civil Municipal (199).
ALIMENTANDO O CONHECIMENTO - Objetivo é atingir o maior número possível de pessoas e disseminar o hábito da leitura tanto para o público adulto quanto para o infantil
Geladeiroteca recheada de livros está à disposição do público no Paço Municipal
Uma “geladeiroteca” reformada e personalizada com livros literários no seu interior está à disposição do público no Paço Municipal, na Avenida Washington Luiz, 75, no Centro. A ideia é atingir o maior número possível de pessoas e disseminar o hábito da leitura tanto para o público adulto quanto para o infantil. Esta geladeira, que ganhou uma função especial, permanecerá fixa e será abastecida semanalmente com obras dos mais diferentes gêneros, entre elas, literatura, autoajuda, crônica, poesias.
A Biblioteca Municipal Poeta Paulo Bomfim encabeçou a iniciativa e também será responsável por abastecer a geladeiroteca, que tem capacidade para abrigar até 180 exemplares, além de contribuir com a preservação do meio ambiente. Não é necessário realizar cadastro, basta apenas comparecer ao Paço Municipal nos horários de funcionamento, das 9 às 16 horas, e retirar o livro de sua preferência.
Os livros podem ser retirados gratuitamente para leitura, devendo ser posteriormente devolvidos à geladeiroteca para que mais pessoas possam usufruí-los. As pessoas podem retirar, trocar e doar livros sem nenhuma burocracia. Para quem quiser contribuir com doações de livros novos ou usados, eles podem ser entregues diretamente na Biblioteca Municipal, onde passarão por triagem para posteriormente serem inseridos no projeto.
Ações que estimulam a leitura são comuns na Biblioteca Municipal Poeta Paulo Bomfim. Grandes autores da literatura brasileira como Ignácio de Loyola Brandão, Carla Caruso, Roberto Torero já passaram por Itanhaém pelo programa Viagem Literária, do Governo Estadual. Referência em biblioteca viva, a Cidade é palco de grandes programas de incentivo à leitura, saraus e lançamentos de livros.
Recentemente o equipamento cultural recebeu diversos investimentos, incluindo a climatização do ambiente, beneficiando diretamente os usuários do local. A instalação de aparelhos de ar-condicionado, reforma dos banheiros e rampa para acesso universal (acessibilidade), restauro das paredes, pintura geral e a substituição de fiação elétrica e forro foram algumas das melhorias realizadas. Além disso, o espaço foi modernizado com a compra de estantes, expositores, armários, mesas, cadeiras, balcões, microcomputadores, notebooks, teclado braille, scanner, impressora colorida, mini impressora térmica de cupom, leitor de código de barras, HD externo portátil e microfones sem fio.
Outra novidade é o acervo doado recentemente à Biblioteca Municipal com 8.797 livros, 900 revistas, 118 filmes e 1.743 LP’s – Vinil. Juntos, formam um estoque com mais de 50 mil exemplares divididos em diferentes gêneros literários, materiais para pesquisa e outros.
CONSCIENTIZAÇÃO - Comparado ao ano passado, a Cidade teve este ano entre janeiro e março cinco casos, enquanto que no mesmo período de 2015 foram 3.251
Itanhaém está realizando um intenso trabalho para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Palestras de conscientização a alunos, população em geral e para comerciantes estão entre as ações, assim como mutirões cata-treco realizados em diversos bairros da Cidade e visitas casa a casa feitas por agentes de saúde e de endemias. Desta forma, o Município conseguiu reduzir em 99,85% os casos da dengue comparando-se ao mesmo período do ano passado (janeiro a março).
Em 2015 foram contabilizados 3.251 casos, se somado os três primeiros meses do ano. E no mesmo período de 2016, houve apenas cinco casos da doença registrados na Cidade. A redução dos casos deve-se ao fato de além das ações que estão sendo feitas pelo Governo Municipal a população estar consciente e fazendo a sua parte.
Marlene Luz Valente, moradora do bairro Anchieta, diz que a prevenção é a melhor saída. “Em casa cuido também para não ter criadouros. Muita gente no meu bairro teve dengue e não quero isso para minha família”.
Cristina Maria dos Santos, mãe de Letícia dos Santos, do 6º ano B da E. M. Bernardino de Souza Pereira, no Corumbá, participou da palestra sobre o Aedes na escola da filha. Ela disse que também faz a prevenção em casa. “Estou sempre de olho em vasos de plantas, ralos e quando lavo roupas, para não deixar água acumulada”.
Outro fato que colaborou bastante para a redução do número foi que a Prefeitura de também fez, em setembro do ano passado, uma importante integração dos agentes de endemias que foram integrados às Unidades de Saúde da Família (USF), com o intuito de fortalecer o trabalho de prevenção nos bairros.
As visitas casa a casa também tiveram grande expressividade em 2016: em menos de três meses mais de 21 mil residências foram visitadas pelos agentes de endemias e de saúde, enquanto que em todo o ano de 2015 foram 34.991 visitas. Este número refere-se a visitas casa a casa, entre rotinas, intensificações, bloqueios e nebulizações, além do atendimento às denúncias, feitas pela população por telefone do setor.
Oásis, Guaraú, Loty, Luizamar, São Fernando, Nova Itanhaém, Nossa Senhora do Sion e Centro. As obras de pavimentação em Itanhaém estão avançando por toda a Cidade, transformando a realidade dos bairros, elevando a qualidade de vida da população, melhorando a locomoção, o acesso de veículos e valorizando os imóveis.
A iniciativa faz parte do Programa Minha Rua Melhor, que pavimentará 223 ruas em mais de 40 loteamentos da Cidade num período de quatro anos. Para garantir os investimentos no Município, a Prefeitura garantiu convênios com os governos Estadual e Federal, emendas parlamentares, além de utilizar recursos próprios.
OÁSIS – As obras de infraestrutura do Oásis estão avançando para novas ruas e transformando a vida dos moradores do bairro mais populoso de Itanhaém. Agora, é a vez do principal corredor do bairro, a Rua Emídio de Souza. Após as obras complementares de rede de esgoto, a Prefeitura está executando o último trecho da via que ainda não tinha sido contemplada com urbanização (entre as ruas José Carlos Cordiano Alves e a Estanislau Genônimo).
Também está sendo finalizada a Rua Paschoal Carange. Desde que as obras de pavimentação do Oásis retornaram, no primeiro semestre de 2013, a Prefeitura já calçou 21 trechos de ruas e outros sete ainda serão contemplados.
SÃO FERNANDO – A Rua Bolivar e as avenidas Estados Unidos e Argentina já estão com as obras concluídas. As vias ganharam pavimentação, drenagem, colocação de guias, sarjetas, calçadas e diversos outros trabalhos de urbanização. Entre os mais beneficiados estão os pais, alunos e servidores da E. M. Professora Maria Conceição Luz, que atende atualmente quase 300 estudantes.
LUIZAMAR E REGIÃO – Na região do Luizamar, a Prefeitura concluiu as obras de guias, sarjetas e pavimentação em oito ruas. No momento estão sendo finalizadas as calçadas na Rua 13. E ainda em obras as ruas Doutor Rubem Marcus Rocha (Rua 15/ Avenida Albert Sabin), no Balneário Califórnia, e Zenaide Meira Mayr (Avenida Albert Sabin/ Avenida Governador Mario Covas Junior), no Jardim São João.
NOVA ITANHAÉM – Região que recebeu grandes investimentos da Prefeitura, o bairro Nova Itanhaém terão oito trechos de ruas urbanizados, sendo cinco deles já concluídos. No momento, os trabalhos se concentram na Rua Arthur Slav Junior, entre a Avenida Bauru e as proximidades da Avenida Santo André.
NOVA CABUÇU – Uma das mais importantes vias comerciais da Cidade, a Avenida Cabuçu, no Nossa Senhora do Sion, está passando uma grande transformação. A Prefeitura está substituindo todo o antigo sistema de drenagem, além de novo asfalto. No trecho entre a Estrada Coronel Joaquim Branco e a Rua Padre Leonardo Bretano as obras já foram concluídas. Entre as ruas Padre Leonardo Bretano e Padre Roberto Saboya, já foram feitas calçadas, drenagem e guias. E estão iniciando a execução de nova drenagem a partir da Rua Padre Roberto Saboya.
GAIVOTA – A Avenida Walter Apelian está sendo pavimentada pela Prefeitura no trecho entre as ruas Ceará e Santa Catarina. As obras beneficiarão os futuros alunos, servidores e pais da maior escola da Cidade, que está sendo erguida na esquina com a Rua Mato Grosso e, após a inauguração, abrirá mais 1.000 vagas para estudantes do 1º ao 9º ano do ensino fundamental da região. Finalizada recentemente, a Rua João Ferreira também foi urbanizada entre a Rua Manoel Clodomiro Gato até as proximidades da Rua 1.
LOTY – Os moradores da Rua Thelma também estão sendo beneficiado com asfalto no trecho entre as ruas Marly e Maria Tereza. Além disso, também está em execução a instalação da rede de drenagem no trecho entre as ruas Marly e Deyse. Entre os contemplados pelas obras, estão servidores, pais e alunos da E. M. Profª Divani Maria Cardoso e da Creche Jeanette Sciasci Casarin, localizadas na via.
NOVA MARECHAL – Importante região comercial e ligação para bairros tradicionais de Itanhaém, a Avenida Marechal Rondon, no Guaraú, começa a ser remodelada em toda a sua extensão. As obras na Nova Marechal iniciaram neste mês e as antigas lajotas serão substituídas por calçamento de cor vermelha, além de novas calçadas e obras de drenagem, ganhando aspecto semelhante ao da Nova Orla do Centro. O trecho revitalizado será entre a Rua Antonio Olívio de Araújo, no Centro, até as proximidades do chamado “Portinho”, no Guaraú.
LARANJEIRAS – O acesso à Avenida Jaime de Castro, a entrada principal da Cidade, está ganhando um novo aspecto. Um dos principais acessos a região central de Itanhaém segue com obras de revitalização com o objetivo de reorganizará o trânsito daquele trecho da marginal da Rodovia Padre Manoel da Nóbrega. Os trabalhos se concentram no trecho entre a descida da pista até o viaduto da entrada principal.
CENTRO – Em janeiro deste ano, a Prefeitura iniciou a remodelação de trechos das ruas Zeferino Soares, Capitão Mendes e Júlio dos Santos. As antigas lajotas sextavadas estão sendo substituídas por lajotas de concreto na cor vermelha, além de novas calçadas, ganhando aspecto semelhante ao da Nova Orla do Centro e da Nova Marechal.
MAIS OBRAS – Os investimentos nos bairros da Cidade não vão parar. As antigas lajotas retiradas da Nova Orla do Centro, Nova Marechal e entorno da Praça Benedicto Calixto serão reutilizadas nas vias ainda não pavimentadas do Município, em diversas regiões da Cidade.